As decisões de investimento de um indivíduo são influenciadas por múltiplos fatores, entre os quais, a sua idade, o seu país de residência, fatores culturais, o seu rendimento e o seu capital (riqueza) acumulado, os seus objetivos de vida, etc.

Vejamos, por isso, quais as principais características associadas ao investidor de acordo com a sua idade, geração e país de residência e de acordo com estudos académicos realizados recentemente.

 

Idade

São vários os estudos que apontam a idade como um fator preponderante na construção do portfolio de investimento. Tipicamente, quanto mais jovem é o investidor, maiores são os riscos que está disposto a incorrer, tendo em vista alcançar rentabilidades mais elevadas (maior preponderância de ativos da classe ações ou similares). Uma vez que, em caso de uma perda, existe mais tempo para uma recuperação, os Investidores estão dispostos a assumir mais volatilidade e risco.

Já na situação oposta, um investidor com uma idade mais avançada e próximo ou já numa situação de reforma, a abordagem é, em geral, mais conservadora com o investidor a dar mais importância à preservação do capital e baixa tolerância ao risco, privilegiando ativos de menor risco como, por exemplo, obrigações com elevada qualidade / baixo risco de crédito.

 

 

 

País de Residência 

O país de residência também pode gerar objetivos de investimento contrastantes, apesar de menos evidentes, do que as segmentações anteriores.

Destaque particular para o objetivo da Reforma / subsistência após a saída da vida ativa. Esta é uma preocupação e objetivo comum a todos os indivíduos que residem em economias desenvolvidas, em especial em países como EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá.

Planear a reforma constitui um processo contínuo ao longo da vida, e exige uma poupança de recursos por parte dos agentes económicos. Poupar para uma eventual grande compra ou para situações de emergência materializa objetivos de investimento relevantes nestes países. Associado a esta segmentação estão também fatores culturais pois o ambiente sociocultural de cada país é um determinante chave na determinação do objetivo de investimento.

 

Principais objetivos de investimento por país

 

Geração

Dentro da segmentação por geração, é possível agrupar todos os indivíduos em 4 grandes grupos, de acordo com a sua época de nascimento:

 

Segundo os mesmos estudos, cada uma destas gerações tem a sua própria abordagem e filosofia de investimento. Destaque para as duas últimas gerações, os Millennials e Geração Z. Estas duas gerações cresceram em contextos macroeconómicos, sociais, políticos e culturais muito diferentes das duas gerações anteriores (Baby Boomers e Geração X). Se as gerações anteriores apresentavam uma posição mais conservadora e favoreciam objetivos como a reforma, garantir a preservação da riqueza e investir ao menor custo possível, os Millennials e a Geração Z apresentam abordagens de investimento muito distintas.

 

O acesso ao mundo digital e à informação, levam a que Millennials e Geração Z privilegiem objetivos como criar riqueza o mais depressa possível, estando dispostos a pagar por aconselhamento para ter o maior retorno possível; atingir a reforma o mais cedo possível e ter a possibilidade de viajar / pagar os eventos mais importantes da sua vida sem estar dependentes dos seus progenitores, valorizando mais a independência financeira.

 

Na imagem abaixo detalha-se as principais características destas duas novas gerações:

 

As gerações Millennials e Geração Z representam, e irão crescentemente representar, uma cada vez maior proporção da riqueza mundial, o que materializa um desafio para os mercados financeiros e obriga todas as empresas a adaptarem-se às tendências e padrões de comportamento destes investidores, se quiserem continuar a crescer e expandir os seus negócios.

 

Na Golden Wealth Management, estamos atentos a estas novas tendências e assumimos o compromisso de superar estes novos desafios, mantendo-nos fiéis ao princípio de fazer sempre mais e melhor, encontrando soluções ajustadas às próximas gerações.

 

É o caso da Golden Talent Academy, onde procuramos inspirar as futuras gerações para os desafios futuros em termos de investimentos e gestão de patrimónios.

Saiba mais em https://www.goldenwm.pt/pt/a-golden/golden-talent-academy-/