Existe um paralelismo entre a criação de um portfólio e a constituição de uma equipa que pretende ser campeã.

Para se ter maior probabilidade de vencer, temos de contratar o melhor treinador, que coloque em campo o melhor onze, que consiga criar o melhor plantel (para manter o nível ao longo da época), que defina a melhor estratégia e que tenha o conhecimento e a capacidade para reagir à adversidade em momento críticos, ajudando a equipa a atingir os seus objetivos.

 

Nos mercados financeiros, o Treinador é um Financial Advisor, que tem a capacidade de definir uma estratégia de investimento (tendo em conta os objetivos do investidor), composta por uma carteira com diferentes ativos devidamente selecionados (plantel), que se complementam entre si e que pela sua diversificação reduzem o risco da mesma. Este gestor terá ainda a importância de saber reagir em momentos de stress e aproveitar as oportunidades ou estabelecer proteções quando a dinâmica dos mercados financeiros assim o ditar.

 

Simultaneamente, no desporto e nos mercados financeiros, tanto o Financial Advisor como o Treinador, têm acesso a um conjunto de informação que lhe é fornecida e disponibilizada por uma equipa especializada, que analisa tudo ao mais ínfimo pormenor.

 

A experiência adquirida ao longo do seu percurso, é outra característica de enorme importância e que se irá refletir na forma como as recomendações/instruções são emitidas. Ter a perceção de quando se deve reforçar ou proteger posições ou perceber qual a melhor forma para comprar determinado ativo, são apenas alguns exemplos que irão potenciar o binómio retorno/risco. A performance pode ser obtida pela valorização de ativos e, em simultâneo, pela redução de custos associados a um portfólio.

 

Todos os detalhes são fundamentais para se obter o resultado desejado.

 

 

Por todos estes motivos, ter acesso a um Financial Advisor permite, a qualquer investidor, estar mais próximo de alcançar a vitória, que se caracteriza na concretização dos objetivos inicialmente estipulados.